Premiação busca projetos que tratem de temas que podem ir desde a construção de modelos utilizando inteligência artificial até a necessidade de discussão filosófica sobre ética, segundo O Globo
Como forma de incentivar a carreira de pesquisadores já atuantes, o Prêmio Jovem Cientista desafia estudantes do ensino superior, mestres e doutores a pensarem soluções tecnológicas sustentáveis no contexto brasileiro. Com o tema “Conectividade e Inclusão Digital”, essas categorias podem escolher uma das 12 linhas de pesquisas disponíveis para aplicar seus projetos até dia 4 de outubro.
A premiação busca projetos que tratem de temas que podem ir desde a construção de modelos utilizando inteligência artificial para abordar questões de saúde pública, educação e sustentabilidade, até a necessidade de uma discussão mais filosófica sobre a ética em tempos de realidade virtual.
O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, conta com patrocínio da Shell e apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. As inscrições são feitas pelo site jovemcientista.cnpq.br. Entre as premiações previstas estão laptops, bolsas do CNPq e valores em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil.
Leia na íntegra: O Globo