Nesta edição, a premiação é dedicada às estudantes do ensino médio e da graduação que desejam seguir carreira científica
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou o lançamento do edital para a 6ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, dedicado à categoria “Meninas na Ciência”. A iniciativa, lançada em 2019, já premiou 22 cientistas. Cada ano, uma categoria é contemplada: “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Nesta 6ª edição, a premiação é dedicada às estudantes do ensino médio e da graduação que desejam seguir uma carreira científica.
O objetivo é reconhecer jovens talentosas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país. Na última edição dedicada a esta categoria, em 2022, a SBPC recebeu um total de 446 indicações e a expectativa é que neste ano, o número de candidatas seja ainda maior.
Nesta edição, serão selecionadas seis vencedoras: três alunas do ensino médio e três da graduação, distribuídas entre as três grandes áreas do conhecimento (Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra). As ganhadoras receberão um troféu e terão a chance de apresentar seus trabalhos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025. Além disso, elas participarão de uma mentoria exclusiva com pesquisadores renomados, proporcionando uma oportunidade única de desenvolvimento em suas carreiras científicas.
As inscrições para o prêmio estão abertas de 2 de setembro a 31 de outubro de 2024, e as vencedoras serão anunciadas até 20 de janeiro de 2025. A cerimônia de premiação acontecerá em 11 de fevereiro de 2025, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
As interessadas devem ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais.
Todas as informações sobre as regras de participação estão disponíveis no edital. As indicações devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online, com os documentos solicitados anexados.
Fonte: Jornal da Ciência