Interessados podem inscrever-se por meio do formulário até o dia 5 de setembro
O Núcleo de Educação Ambiental da UFSC (Neamb) está com inscrições abertas para novos participantes de projetos de pesquisa e extensão na Universidade. Há vagas para diversas oportunidades para bolsa ou trabalho voluntário com validação de horas de extensão.
Interessados podem inscrever-se por meio do formulário até o dia 5 de setembro. A participação é restrita a estudantes de graduação e o resultado final será divulgado em 9 de setembro.
Conheça os projetos com vagas em aberto:
Saneamento Ambiental em aldeias indígenas de Santa Catarina
Projeto que busca efetuar ações de diagnósticos das condições de saneamento em aldeias de Santa Catarina; análises de alternativas tecnológicas sociais para o saneamento básico; monitoramento ambiental; e governança da água. O projeto desenvolve parceria com a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF) e com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com visitas in loco para inspeções e diagnósticos, entrevistas com as lideranças indígenas e a proposição de projetos e soluções que se adequem às condições socioculturais das aldeias. Dentre os objetivos está a melhoria das condições sanitárias das populações indígenas, bem como a governança do saneamento e o empoderamento para a gestão das águas e efluentes.
Educação Ambiental na Escola Popular Carlos Marighella
A ocupação Carlos Marighella localiza-se no município de Palhoça, Santa Catarina, e abriga mais de 40 famílias. As condições sanitárias da estrutura não atendem a real demanda da comunidade. O Núcleo de Educação Ambiental da UFSC foi acionado pelos moradores que buscam adquirir os conhecimentos necessários para resolução dos problemas locais. A Escola Popular Carlos Marighella tem como função preparar os moradores para vestibular e formá-los política e ambientalmente para gestão do próprio espaço. O objetivo do projeto é conduzir ações de educação ambiental na Escola trabalhando questões sobre o saneamento ecológico e descentralizado. A metodologia das atividades começa com um diagnóstico social e sanitário do local e um acordo inicial entre NEAmb e Escola, depois será definido o plano de ensino, concomitantemente ao enquadramento de tecnologias sociais para melhorar as condições de saneamento. É esperado a melhora da qualidade de vida dos moradores e empoderamento desses quanto à gestão do espaço.
Fortalecimento da Educação Ambiental e da Extensão Universitária para a Sustentabilidade
Projeto do Neamb que, desde 2017 busca promover ações que fortaleçam a atuação da juventude na mitigação das emergências climáticas através da formação de educadores e educadoras ambientais, além de apoiar a curricularização da extensão na UFSC. Por meio do projeto, busca-se, além de formar pessoas para a educação ambiental, organizar uma agenda de eventos de cunho socioambiental; estabelecer contato com grupos de educação ambiental de base comunitária e com os órgãos ambientais municipais; oferecer suporte para a criação do Programa de Educação Ambiental a nível municipal e dentro dos currículos dos cursos; prestar assistência para grupos e professores que pretendem atuar em atividades relacionadas.
Educação Ambiental no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro: aprimoramento da interpretação ambiental
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior Unidade de Conservação (UC) do Estado de Santa Catarina. O objetivo do projeto é promover o aprimoramento de materiais e processos educativos que auxiliem na interpretação ambiental do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para os visitantes. A metodologia das atividades se baseia em monitoria e guia de trilhas ecológicas focadas na interpretação ambiental; atendimento ao público, como escolas, visitantes e/ou turistas; organização de eventos; oficinas; desenvolvimento de materiais pedagógicos para divulgação e organização da exposição osteológica. Espera-se, assim, aprimorar a interpretação ambiental no Centro de Visitantes e nas trilhas, por meio do desenvolvimento dos materiais e metodologias pedagógicas.
Projeto Mãos à Horta
O projeto busca promover a prática da agroecologia na comunidade urbana próxima e na Universidade. Além de desenvolver habilidades e conhecimentos de soberania alimentar, noções das relações entre o meio ambiente e a qualidade de vida, tem o intuito de continuar realizando a manutenção e cuidado dos espaços conquistados dentro da UFSC para esse fim e, com base nos princípios do design permacultural e da agroecologia, desenvolver atividades de Educação Ambiental formal, não-formal e difusa. Além disso, compartilhar essas experiências e de outras sabedorias e conhecimentos com os demais grupos ambientais já existentes no contexto da comunidade universitária.
Polinizando espaços e mentes: Abelhas nativas no Campus da Trindade UFSC
O objetivo do projeto consiste em realizar ações de educação ambiental dentro da universidade, trazendo a meliponicultura urbana, de modo a despertar a conscientização sobre a importância das abelhas sem ferrão e trazer para dentro da universidade conhecimentos aberto a todos, integrando aspectos ecológicos da natureza que nos cerca. A metodologia das atividades se baseia na identificação e mapeamento das plantas da área de interesse, estudo do local para a instalação do Meliponário, organização de eventos e oficinas, desenvolvimento de material educativo sobre a biologia das abelhas sob vários aspectos (seus hábitos, a vida em sociedade e as atividades que desenvolvem, mostrando para o público um leque de conhecimentos na organização social desses insetos). Diante disso, espera-se que o projeto difunda a cultura de criação de abelhas nativas sem ferrão nas cidades e o seu potencial transformador da sociedade.
Educomunicação na Lagoa da Conceição
Projeto Somos Lagoa, de Educomunicação Socioambiental.
Informações e dúvidas podem ser enviadas via Instagram.
Fonte: Notícias da UFSC