Educação ambiental: como professores têm inovado para ensinar sobre mudanças climáticas

Pesquisa mostra que quase a totalidade dos professores quer tratar tema em sala de aula, mas metade não consegue por falta de recursos, segundo o Estadão

As enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas em diversas regiões do país são alguns dos exemplos mais recentes dos graves impactos das mudanças climáticas nas escolas e na vida dos estudantes. Nesse sentido, a educação ambiental é um tema visto como muito importante pelos professores, mas muitos não sabem como abordar esses assuntos em sala de aula.

Essa realidade é atestada por uma pesquisa feita pela Nova Escola, em que 98% dos mais de 13 mil docentes participantes, de todas as etapas da Educação Básica, disseram acreditar que a sociedade está vivendo fenômenos climáticos extremos com maior frequência e que é importante ensinar sobre o tema para os alunos. E 86% dos professores acreditam que suas casas ou escolas podem ser afetadas por fenômenos das mudanças climáticas em algum momento, como calor ou frio excessivo, enchentes ou queimadas, por exemplo.

Apesar disso, apenas 56% dos profissionais trabalham a temática das mudanças climáticas com frequência no dia a dia da sala de aula. Somente 25% deles receberam alguma formação sobre a temática, enquanto 23% se sentem pouco ou nada confiantes para trabalhar o conceito em sala de aula, segundo o levantamento.

Leia na íntegra: Estadão