Projeto da UFSC usa histórias em quadrinhos para estimular diálogo entre crianças e suas famílias

Chamado de Heróis da Mente, projeto foi desenvolvimento pela professora Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia

Cumprir prazos, estabelecer metas, estudar, trabalhar, manter relações saudáveis com colegas, familiares, amigos. São inúmeras as atividades da vida cotidiana que necessitam de raciocínio lógico e inteligência emocional. E se pudéssemos contar com a ajuda de heróis de histórias em quadrinhos para lidar com essas questões e desenvolver nossas habilidades desde a infância?

Professora Chrissie Ferreira de Carvalho
(Foto: Letícia Bueno/UFSC)

Pensando nisso, a professora Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu o projeto de extensão Heróis da Mente, que utiliza histórias em quadrinhos e atividades lúdicas com personagens heroicos no enfrentamento a desafios e aprimoramento de  habilidades para ajudar o próximo.

A ferramenta permite abordar temas complexos de maneira mais acessível; assim, as crianças aprendem a estabelecer metas para o futuro e a desenvolver autocontrole a partir de situações cotidianas.

“Com o Heróis da Mente é possível promover diálogos com pais, professores e colegas sobre emoções, tomada de decisões e resolução de conflitos; aprender como lidar com frustrações; esperar a vez e compreender os sentimentos dos outros”, afirma a psicóloga.

O projeto estimula atividades entre pais e filhos para desenvolver habilidades para a vida – as chamadas soft skills – em crianças de sete a 12 anos. Todos os materiais utilizados no projeto foram desenvolvidos por Chrissie durante o seu doutorado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e aprimorados no período de doutorado sanduíche e pós-doutoral nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard.

Soft skills são habilidades relacionadas ao manejo de relacionamentos interpessoais e à capacidade de tomar decisões acertadas na vida. “Quando falamos de funções executivas e regulação emocional, estamos nos referindo às habilidades que permitem estabelecer metas, manter o foco nelas, concluir tarefas e avaliar os resultados de forma eficaz”, explica a professora. “São competências que não são ensinadas no currículo escolar tradicional, como Matemática, História ou Ciências”.

Os personagens heroicos das histórias em quadrinhos e atividades educativas são exemplos positivos de relacionamento e regulação emocional, especialmente para crianças com neurodivergências, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD), pois elas enfrentam desafios de impulsividade e regulação emocional.

Dessa maneira, o Heróis da Mente fornece recursos precoces e preventivos para ajudar no desenvolvimento das habilidades essenciais o quanto antes for possível. “Dentro do nosso programa, estamos estimulando essas capacidades, que envolvem pensar de forma estratégica, gerenciar o tempo e as metas pessoais, desenvolver empatia e outras habilidades essenciais para interagir efetivamente com os outros e com o mundo ao nosso redor”, destaca Chrissie.

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