A obra de Raphael Grazziano estuda o LEED, um sistema norte-americano que permite guiar, avaliar e certificar a arquitetura sustentável
O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Raphael Grazziano, lançou o livro “O espaço sob padrões globais: sistema LEED e arquitetura corporativa sustentável em São Paulo“, pela editora Annablume. A obra estuda o LEED, um sistema norte-americano que permite guiar, avaliar e certificar a arquitetura sustentável. A análise é feita a partir da história e teoria da arquitetura e urbanismo. Nesse sentido, busca narrar como o LEED foi criado, o que ele entende por sustentabilidade, as contradições na sua aplicação no projeto arquitetônico e urbano e suas relações com políticas neoliberais e de globalização.
“Um padrão técnico regula parâmetros e objetivos a partir de princípios científicos. Mas também realiza algo mais: em suas orientações, ele transporta disposições, prioridades, convicções, ideologias. Um padrão não é apenas um instrumento técnico, mas um veículo de valores sociais”, informa o resumo do livro, que investiga os criadores, os promotores e as obras fundamentais do LEED. A obra aborda a história e as repercussões arquitetônico-urbanísticas do sistema e traz suporte para a compreensão de como mecanismos existentes no mercado acabam por legitimar a construção de tipologias contraditoriamente insustentáveis.
A publicação é resultado de um doutorado realizado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) entre 2014 e 2019, com estágio de pesquisa em 2018 na Universidade de Yale. O livro é uma síntese da tese de doutorado, com a adição de dados para os anos de 2019 a 2022 – coletados e analisados no âmbito do projeto de pesquisa A produção do espaço contemporâneo: arquitetura, urbanização e globalização no século XXI, conduzido na UFSC.
O livro pode ser adquirido pelo site da editora.
Fonte: Notícias da UFSC