Lideranças do ensino superior brasileiro discutem autonomia universitária em evento on-line

Encontro promovido pela USP será nesta quarta-feira, dia 28

Com o objetivo de impulsionar um movimento acadêmico em torno da autonomia universitária plena, será promovido nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 8h30, o segundo encontro do Ciclo Nacional de Seminários Autonomia Universitária: Fator de Desenvolvimento do PaísO evento público e gratuito acontece no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no campus de São Paulo, no bairro do Butantã, com transmissão on-line pelo canal do IEA no YouTube.

Segundo os organizadores do evento, Arlindo Philippi Jr, chefe de gabinete na Reitoria da USP, e Guilherme Ary Plonski, professor sênior do IEA, poucas universidades públicas brasileiras têm completa autonomia financeira, o que revela a necessidade de discutir essa questão em todas as regiões do país. “As universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) alcançaram a autonomia plena em 1989, há exatos 35 anos. A Universidade do Estado de Santa Catarina a obteve em 1991”, destacam.

Um dos temas que serão discutidos é o possível impacto da atual Reforma Tributária, que, segundo os organizadores, traz novo fator de apreensão, particularmente pelas mudanças que suscita em bases de cálculo consagradas. O seminário também apresentará as conclusões da primeira edição do ciclo, realizada em junho de 2023 na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e possíveis caminhos para alcançar a autonomia universitária.

Entre os palestrantes confirmados estão: Carlos Gilberto Carlotti Jr., reitor da USP; Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp; os reitores da Unesp e Unicamp, Pasqual Barretti e Antonio Meirelles; e o político e ex-reitor da UnB Cristovam Buarque. A programação está disponível neste link.

O evento tem o apoio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), e ao final, haverá o lançamento do livro Autonomia Universitária: Fundamentos e Realidade, organizado pelos professores Rogério Braz da Silva, Peter Johann Bürger e Sandra Ramalho de Oliveira, disponível gratuitamente clicando aqui.

Fonte: Jornal da USP