Jovens do ensino médio não apresentam habilidades básicas para diferenciar e interpretar informações, conforme a Folha
Os jovens brasileiros têm concluído o ensino médio sem desenvolver algumas habilidades consideradas básicas para uma vida autônoma em um mundo hiperconectado, tais quais: reconhecer a finalidade de propagandas; identificar a informação principal em reportagens; localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos, e diferenciar fato de opinião em contos, artigos e reportagens, entre outras.
Este é um dos diagnósticos do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em linhas gerais, o cálculo do índice leva em conta os resultados de avaliações de larga escala em língua portuguesa e matemática, aplicadas no ensino fundamental e no ensino médio, e as taxas de fluxo escolar.
Por meio das médias dos exames de proficiência, é possível aferir a probabilidade de os estudantes, de acordo com a faixa etária e o ano em que estão matriculados, já terem desenvolvido determinadas habilidades e competências relacionadas à respectiva etapa de ensino.
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