Biblioteca Universitária reúne mais de 82 mil produções técnico-científicas feitas na UFSC

Sistema é composto pela Biblioteca Central, dez Bibliotecas Setoriais e uma Sala de Leitura

O acervo da Biblioteca Universitária (BU) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reúne atualmente mais de 82 mil publicações técnico-científicas produzidas na instituição e é dividido em três grupos: a Coleção Especial de Publicações da UFSC (Cepu); a Coleção Especial de Teses e Dissertações (CETD); e trabalhos acadêmicos.

Esse acervo compreende a guarda das publicações de cunho literário ou técnico-científico editadas pelas unidades acadêmicas ou administrativas, como livros e periódicos, manuais, cartilhas, anais de congressos e seminários, entre outros.

O acervo da BU é dividido em três grupos: publicações da UFSC; teses e dissertações; e trabalhos acadêmicos (Foto: Jair Quint/UFSC)

Conforme avalia a bibliotecária-documentalista Joana Carla Felício, coordenadora da Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI), o depósito legal garante o acesso, a democratização do conhecimento para a comunidade acadêmica e para sociedade, preservando o patrimônio científico da UFSC para as futuras gerações. “É um compromisso da BU/UFSC promover o acesso, a disseminação e a preservação da memória técnico-científica institucional”, afirma.

Na Cepu, estão incluídos os livros publicados pela Editora da Universidade (EdUFSC); livros e periódicos publicados pelas unidades acadêmicas e administrativas da instituição; produções relacionadas à contratação de professores, como relatórios, aulas, monografias exigidas em concursos; produções variadas de programas, laboratórios e eventos, em uma variedade de conteúdos e suportes. Esse acervo é composto por exemplares em formato impresso e digital, sendo a versão on-line disponibilizada no Repositório Institucional da Universidade (RI/UFSC).

No momento, ainda não é possível dimensionar o quantitativo real de publicações da Coleção Especial, uma vez que não há uma estimativa do número das edições digitais. Isso porque essas publicações estão dispersas no RI/UFSC, em comunidades gerenciadas pelas respectivas unidades acadêmicas e administrativas. Cabe ressaltar, no entanto, que a Biblioteca está trabalhando em um projeto de renovação do RI, no qual está prevista a identificação destas publicações, dentre outras ações. Assim, existe hoje o registro do total somente das publicações impressas na CEPU: 3.693 títulos.

Já a CETD é formada por teses e dissertações produzidas na UFSC nas versões impressas e digitais, sendo o formato físico disponibilizado em exemplar único. Porém, desde 1º de agosto de 2019, os trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado passaram a ser entregues apenas na versão digital, sendo catalogados no Sistema Pergamum – sistema de gerenciamento do acervo da BU/UFSC – e replicados no RI/UFSC. O total de trabalhos (físicos e digitais) nesta coleção é de 40.525 títulos.

Por fim, o total de trabalhos acadêmicos da graduação registrados atualmente na Biblioteca é de 38.269 produções. Uma resolução do Conselho Universitário (CUn), publicada em 2019, teve como objetivo sistematizar a divulgação dessas obras, estabelecendo que a partir do segundo semestre daquele ano elas deveriam ser depositadas no repositório. De lá para cá, a BU/UFSC atua na sensibilização das coordenações para o cumprimento da norma e sugere ainda a inserção dos títulos retrospectivos, de forma a ampliar a divulgação desta coleção.

Envio para Biblioteca Nacional

Além de garantir o depósito legal nos sistemas institucionais da UFSC, a equipe da BU providencia também o envio das publicações para a Biblioteca Nacional (BN), ação obrigatória regulamentada pela Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004. Antes disso, o encaminhamento de obras à BN, localizada no Rio de Janeiro, era definido por um decreto de 1907 e outros atos publicados ainda no período do Império.

“A Biblioteca Universitária da UFSC tem 56 anos de existência e busca cumprir as legislações em vigor. Portanto, acreditamos que esta prática é realizada desde que nos constituímos enquanto biblioteca. Até onde é de nosso conhecimento, a formalização da responsabilidade da BU no envio da produção da UFSC à Biblioteca Nacional remonta ao ano de 2016”, revela a bibliotecária-documentalista Joana Carla Felício.

A atual legislação estabelece que toda publicação oficial, produzida em qualquer meio ou processo, para distribuição gratuita ou venda, deve ser depositada. A UFSC encaminha exemplares das publicações da Editora, da BU/UFSC (publicadas pelo Serviço BU Publicações) e demais publicações das unidades administrativas e acadêmicas da instituição, quando solicitado. Este depósito legal deve ser efetivado até 30 dias após a publicação da obra, cabendo ao seu editor e ao autor verificar a efetivação desta medida. As cópias são encaminhadas apenas em formato impresso, visto que não há definição de como deve ser realizado o envio de obras digitais nem de que forma serão disponibilizadas ao público.

Leia na íntegra: Notícias UFSC