UFSC recebe poetisa moçambicana Énia Lipanga para três apresentações culturais

Confira a agenda de eventos

A poetisa e ativista social Énia Lipanga, natural de Moçambique, vem pela primeira vez ao Brasil e estará em Florianópolis para três ações culturais nos dias 11 e 12 de setembro. A turnê Compostas de Ti(s) é composta por uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais. Lipanga estará na cidade a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (Secarte/UFSC) se suas apresentações serão no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI/UFSC), no campus da Trindade, Florianópolis.

No dia 11 de setembro, quarta-feira, às 14h, será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e logo depois, às 18h30, a palestra As vozes femininas moçambicanas. No dia 12 de setembro, quinta-feira, às 18h30, ocorre  o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulários eletrônicos. As vagas são limitadas. Para se inscrever em cada atividade, acesse os respectivos links abaixo:

11/09 | quarta-feira

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas

12/09 | quinta-feira

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo

Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia está entre as potentes vozes africanas na poesia e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos – esta considerada o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a secretária de Cultura Arte e Esporte da UFSC Eliane Debus, “a poetisa Énia Lipanga, com seus versos fortes e viscerais, tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural tem o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC), do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), da Associação de Educadores Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (48) 3721-2376.

Fonte: Notícias da UFSC