Podcast conta a história de Luiz Carlos Cancellier, reitor da UFSC morto em 2017

Trabalho foi feito por estudantes de Jornalismo com orientação do professor Áureo de Moraes, então chefe de gabinete de Cancellier

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançaram o podcast As mãos que empurraram o reitor, que trata da vida e da morte de Luiz Carlos Cancellier de Olivo. As alunas Camila Borges e Júlia Cataneo são as autoras da produção, realizada como avaliação final da disciplina de Laboratório de Áudio e Radiojornalismo, sob orientação do professor Áureo Mafra de Moraes, em junho de 2024. Áureo foi chefe de gabinete do reitor Cancellier, que morreu em 2017.

Ao longo de três episódios, o podcast trata do suicídio do então reitor e também aborda as arbitrariedades do sistema judicial brasileiro, o poder da mídia e os interesses políticos relacionados ao caso.

No primeiro episódio, intitulado O Reitor, a produção explica os caminhos que Luiz Carlos Cancellier trilhou até chegar à Reitoria da UFSC:

No segundo episódio, A Operação, o programa detalha a Operação Ouvidos Moucos, além de nomear os responsáveis pela deflagração da investigação:

E, por fim, no eísódio final, A morte, as autoras retratam “as mãos invisíveis que empurraram o reitor” e quais foram os legados deixados por Cancellier:

Todos os episódios do podcast podem ser acessados na plataforma Spotify.

Fonte: Notícias UFSC