HIV: nova variante circula em pelo menos três estados do Brasil, revela estudo

Identificada pela UFBA e Fiocruz, a variante é resultado da combinação de dois subtipos já conhecidos e pode ter se desenvolvido em um paciente duplamente infectado, conforme Bori Agência

Um novo subtipo do vírus HIV, o vírus da Aids, está circulando em, ao menos, três das cinco regiões brasileiras. É o que revela estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com instituição sul-africana, publicado na revista “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”, na sexta-feira, dia 16. Os pesquisadores identificaram a nova variante em amostras de sangue de pessoas soropositivas para o vírus HIV do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.

A variante é resultado da mistura genética de dois tipos de HIV amplamente difundidos no Brasil, chamados de B e C, que podem ter se combinado no organismo de um paciente soropositivo para HIV e gerado padrões diferentes dos já conhecidos. Durante a investigação, os cientistas analisaram uma amostra genética coletada em 2019 de um portador do HIV em tratamento em Salvador, na Bahia, e identificaram fragmentos dos dois tipos diferentes do vírus.

As sequências genéticas encontradas foram, então, comparadas com informações registradas em bancos de dados científicos, o que revelou a existência de outras três ocorrências de padrões semelhantes espalhadas pelo Brasil. Com esses resultados, a equipe realizou um estudo de parentesco que indicou uma conexão entre as quatro amostras e possibilitou a classificação da nova variedade do vírus HIV, a recombinante CRF146_BC.

Leia na íntegra: Bori Agência