Com participação de representante da Apufsc, Fórum Nacional de Educação se reúne para avaliar texto do novo PNE

Bebeto Marques, ex-presidente do sindicato e diretor do Proifes-Federação, é membro do FNE

Foi realizada nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13, a segunda reunião ordinária de 2024 do Fórum Nacional de Educação (FNE). Carlos Alberto Marques, ex-presidente da Apufsc-Sindical e representante do sindicato no Conselho Deliberativo (CD) do Proifes-Federação, além de diretor de Políticas Educacionais da entidade, é membro do FNE e esteve presente no encontro. Na pauta, estava o texto do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que está sendo analisado pelo Congresso e deverá orientar as políticas educacionais dos próximos dez anos.

Reunião do FNE realizada nesta semana em Brasília (Foto: Ester Cruz/Capes)

“Foi uma reunião do pleno do FNE na qual foram discutidos vários aspectos internos, além de diálogos dos grupos de trabalho com as secretarias específicas do Ministério da Educação, e principalmente focada no texto do PL do novo PNE e resultados da Conae [Conferência Nacional de Educação]”, resumiu Bebeto.

Foi da Conae que saiu o texto-base para a elaboração do projeto de lei do novo PNE, enviado ao Congresso pelo governo federal. Bebeto coordenou o eixo 7 da conferência, que teve como tema “Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza”. Na reunião do FNE desta semana, ele analisou de que maneira este aspecto está contemplado no projeto de lei.

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), participou da reunião do FNE. “O Fórum Nacional de Educação, previsto em lei, é uma instância de participação social no planejamento, no monitoramento e na avaliação do Plano Nacional de Educação. É uma instância de grande relevância, da qual o MEC recebe insumos, comentários e questionamentos a respeito do modus operandi dos programas construídos em torno do PNE”, disse o secretário da Sase, Maurício Holanda.

Conforme previsto em seu regimento interno, o FNE realiza duas reuniões ordinárias por ano. A primeira ocorreu nos dias 4 e 5 de março, quando foram promovidos debates sobre as políticas educacionais em andamento, com destaque para a formulação do novo PNE. O encontro também envolveu a atuação de comissões e grupos de trabalho para a organização do processo de avaliação e sistematização dos resultados da Conae 2024.

Realizada em janeiro, a conferência teve como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.   O MEC é responsável pela promoção da Conae, que foi precedida de conferências estaduais, distritais e municipais. As conferências são articuladas e coordenadas pelo FNE. A etapa nacional foi desdobrada em sete eixos, que abriram as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

O FNE

O Fórum Nacional de Educação é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, além de uma reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conae 2010. De caráter permanente, o FNE foi criado pela Portaria nº 1.407/2010 e instituído por lei com a aprovação do PNE. Em 2023, o FNE foi restituído por meio da Portaria nº 478/2023, após seis anos da sua desmobilização.

Para Bebeto, a participação de um representante da Apufsc-Sindical no Fórum é motivo de orgulho: “Isso representa a valorização do nosso sindicato autônomo e independente em nível nacional”.

Imprensa Apufsc
Com informações do MEC