UFSC assina artigo com outras três universidades internacionais na recém-criada Nature Chemical Engineering

Texto apresenta uma pesquisa sobre sustentabilidade na indústria química e foi veiculado na publicação mensal vinculada à Revista Nature

Um artigo publicado por pesquisadores de quatro universidades, incluindo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em uma parceria internacional, na revista Nature Chemical Engineering, descreve uma pesquisa que auxilia na sustentabilidade na indústria química, com consequente redução no consumo de matérias-primas e energia e na geração de resíduos para alguns processos específicos.

O texto, que tem o título Determining photon flux and effective optical path length in intensified flow photoreactors, é o resultado do trabalho conjunto entre a UFSC, a Universiteit van Amsterdam e a Technische Universiteit Eindhoven, ambas dos Países Baixos; e a Janssen Research and Development, da Bélgica.

O artigo foi publicado na edição de julho da Nature Chemical Engineering – uma publicação mensal vinculada à Revista Nature que foi criada em janeiro de 2024 para tratar de desenvolvimentos na área de Engenharia Química.

Pela UFSC, os coautores do artigo são os professores Cíntia Soares e Natan Padoin, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. “O estudo representa um importante avanço na combinação de técnicas experimentais e computacionais para o projeto e a análise de reatores fotoquímicos intensificados. Obteve-se, com esta pesquisa, uma metodologia aplicável a todos os modos de operação de fotorreatores, promovendo um significativo avanço neste campo – que tem despertado o interesse de diferentes setores, a exemplo da indústria farmacêutica”, explica a professora Cíntia Soares.

O professor Natan Padoin observa que houve “intensa colaboração” entre universidades e indústria neste projeto de pesquisa. Além disso, “o artigo também representa um estreitamento da colaboração científica com os parceiros internacionais, iniciada há cerca de sete anos”, completa o professor.

::: Para ler o artigo completo, acesse a revista Nature Chemical Engineering

Fonte: Notícias UFSC