UFSC participa de campeonato nacional de futebol de robôs pela primeira vez

Competição acontece entre os dias 6 de agosto e 3 de outubro

A empresa júnior EJ Pixel, dos cursos de Ciências da Computação e de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará representando o estado de Santa Catarina no Campeonato Nacional de Futebol de Bots, um evento online que reúne os melhores programadores do país para uma disputa de programação. Será a primeira edição da liga universitária no evento.

Na competição, os participantes irão disputar o Lugo Bots, um jogo de programação semelhante ao futebol, onde os participantes desenvolvem algoritmos para controlar seus bots nas partidas. As equipes serão compostas por estudantes de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e áreas afins, cada uma representando seu estado por meio de sete universidades federais de diferentes regiões do Brasil.

O evento acontecerá do dia 6 de agosto ao dia 3 de outubro com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Liga Nacional de Lugo Bots, sempre a partir das 20h.

As partidas da equipe da UFSC na primeira fase serão realizadas nas seguintes datas:

  • 6 de agosto contra o Paraná (UFPR, com o time Ecomp)
  • 7 de agosto contra São Paulo (USP, com o time ICMC Jr)
  • 7 de agosto contra o Rio de Janeiro (UFRJ, com o time EJCM)
  • 8 de agosto contra o Mato Grosso do Sul (UFMS, com o time Mega Jr.)
  • 9 de agosto contra a Bahia (UFBA, com o time Info Jr)
  • 9 de agosto contra o Pará (UFPA, com o time Brainstorm)

Além da disputa por equipes, o campeonato também contará com uma categoria aberta, permitindo que qualquer programador interessado em participar possa se inscrever, independentemente de sua vinculação a uma instituição de ensino. 

As equipes vencedoras de cada categoria receberão prêmios e bolsas de estudo da Alura, uma escola de tecnologia do Brasil. A EJ Pixel reuniu um time composto por estudantes com aptidões em programação, algoritmos, estratégia e trabalho em equipe. Para mais informações acesse o site do campeonato e acompanhe o Instagram.

Fonte: Notícias UFSC