Proifes denuncia práticas antissindicais no 10º Congresso da Internacional da Educação

Vice-presidente da federação criticou ações contra a atuação da entidade ao longo dos últimos meses

Na tarde desta quinta-feira, dia 1°, em sua participação no 10° Congresso da Internacional da Educação (IE) na Argentina, o vice-presidente do Proifes-Federação, Flávio Silva, denunciou as práticas antissindicais praticadas contra a entidade durante as últimas negociações salariais entre o governo federal e as entidades representantes dos docentes das universidades e institutos federais.

Vice-presidente do Proifes-Federação, Flávio Silva (Foto: Proifes/Divulgação)

“Diante das organizações e entidades de educação do mundo todo, em especial aos membros de Internacional da Educação, o Proifes-Federação vem registrar nossa veemente crítica e condenação à toda e qualquer tipo de prática antissindical. Somos educadores e educadoras, necessitamos sempre dar e ser exemplo de respeito, da convivência com o diverso, pois somos defensores da inclusão, da democracia e da solidariedade. Essa deve ser nossa identidade e nossa inspiração”, afirmou o vice-presidente em seu discurso.

O Congresso, que acontece desde a última segunda-feira, dia 29, tem como tema “Capacitar nossos sindicatos, elevar nossas profissões, defender a democracia” e conta com a participação de mais 1,2 mil sindicalistas da educação de mais de 150 países. Entre os presentes, está Carlos Alberto Marques, diretor de Políticas Educacionais do Proifes e ex-presidente da Apufsc-Sindical.

Leia na íntegra: Proifes-Federação