Apufsc-Sindical é apoiadora do maior seminário internacional sobre gênero do Brasil

Fazendo Gênero chega à 13ª edição e reúne cerca de 6 mil pessoas na UFSC

A Apufsc-Sindical é apoiadora financeira da 13ª edição do Fazendo Gênero, o maior seminário internacional sobre o assunto realizado no país. O evento, que ocorre nesta semana na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), deve reunir 6 mil pessoas. Para o sindicato, a equidade de gênero é um assunto de extrema importância e uma das prioridades da atual gestão. Em junho do ano passado, a Apufsc inaugurou o Grupo de Trabalho de Direitos Humanos que aborda, entre outros temas, as questões de gênero. Para a realização do evento, o sindicato destinou R$ 9 mil.

A abertura do Fazendo Gênero 13, realizada na última segunda-feira, dia 29, contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. “Nós estamos construindo um novo mundo, de solidariedade, de respeito, de pensamento e ciência”, disse a ministra na ocasião. Ela afirmou que a sociedade não pode aceitar a violência política de gênero, que tenta cassar o direito à voz das mulheres, e também precisa rejeitar a violência física, representada pelo aumento dos casos de feminicídio. “Nós queremos construir um país sem ódio, sem violência”, completou Cida Gonçalves.

Ministra Cida Gonçalves na abertura do Fazendo Gênero 13 (Foto: Carol Esmanhotto/Fazendo Gênero/UFSC)

Esta ediçao do evento, a primeira presencial pós-pandemia, tem como tema “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anticolonialismo, antifascismo e justiça climática”. A programação engloba a realização de quatro conferências, 45 mesas-redondas, 184 simpósios temáticos, 2.800 comunicações orais, 200 pôsteres, além de uma tenda temática, feiras, minicursos, oficinas e a marcha Mundo de Mulheres.

Coautoras do livro “A história de Estrela”, lançado durante o Fazendo Gênero 13 (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Palestras com nomes como Débora Diniz, Mestra Joana, Adriana Arroyo Guzmán e Amina Mama fazem parte da programação. O Fazendo Gênero tem ainda espaço para venda e lançamento de livros, como “A história de Estrela”, o primeiro da série “Meninas Brilhantes”, do projeto Meninas na Ciência, da UFSC. A obra foi elaborada pela professora Gabriela Kaiana Ferreira, coordenadora do projeto e ex-diretora da Apufsc.

Adriana Guzman foi a palestrante do segundo dia do seminário (Foto: Elaine Schmitt/Fazendo Gênero/UFSC)

Saiba mais sobre o evento

O Fazendo Gênero acontece desde 1994 e passou a assumir caráter internacional a partir de 2000. A ideia é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco. A UFSC é promotora do evento, por iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), ao lado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O IEG é um centro de excelência interdisciplinar reconhecido no Brasil e no mundo, que há 19 anos estuda as questões de gênero e feminismos, articulando redes locais e internacionais de pesquisadoras, ativistas e artistas.

Apufsc apoia o Fazendo Gênero (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Imprensa Apufsc
Com informações da UFSC