Diretor de Ciência e Tecnologia da entidade faz parte da coordenação de um dos eixos da discussão
A partir da próxima terça-feira, dia 30, até 1º de agosto, acontecerá a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O Proifes-Federação participou das etapas preparatórias do evento e estará presente na edição nacional em Brasília.
A Conferência tem o objetivo de discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). O evento é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo nos próximos anos.
O Proifes-Federação será representado na conferência pelos diretores de Ciência e Tecnologia Ênio Pontes e de Comunicação, Jailson Santos, assim como pelos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Ciência e Tecnologia da Federação, Bárbara Coelho, Adnilra Sandeski, Ana Marochi, Reinaldo Donizete, Darlio Teixeira, Geovana Reis e Romualdo Filho.
“Neste momento crucial é fundamental que estejamos unidos em torno de um objetivo comum: construir uma estratégia nacional sólida para os próximos dez anos. Acreditamos que os próximos anos devem ser marcados por um planejamento estratégico robusto, com prioridades claras, programas bem definidos e recursos adequados para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em nosso país. É com otimismo que nos preparamos para participar ativamente dessas discussões, contribuindo com propostas inovadoras e soluções que possam fortalecer o cenário da ciência e tecnologia no Brasil”, afirmou o diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, Ênio Pontes.
“Como Proifes-Federação, temos o compromisso de representar e defender os interesses dos profissionais da educação e da ciência, trabalhando em prol de um ambiente propício ao avanço do conhecimento e da inovação”, finalizou.
Eixos de debate
As mais de 200 etapas preparatórias da 5ª CNCTI foram estruturadas em quatro eixos temáticos, que também orientarão as discussões na etapa nacional, que resultará na nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os eixos temáticos são: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.
Ênio Pontes, diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, estará na coordenação do eixo 3, que terá como tema: Transição Energética – As Energias Renováveis e as Vantagens Brasileiras e também participará como membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep).
Fonte: Proifes-Federação