Reforma do Templo Ecumênico da UFSC, em Florianópolis, deve ser concluída até setembro

Obra teve início em fevereiro

O Templo Ecumênico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Campus de Florianópolis, está com 83,57% das reformas concluídas, com previsão de término para setembro, informa o Departamento de Fiscalização de Obras (DFO) da Prefeitura Universitária (PU). Iniciada em 5 de fevereiro, a obra foca principalmente no sistema elétrico, que não era renovado há 25 anos, incluindo a iluminação do contorno.

Além disso, a reforma abrange a calafetação, que é o processo que sela buracos, lacunas e rachaduras para evitar a entrada de ar e de água, dos vitrais e a pintura interna e externa de toda a edificação. O projeto foi elaborado e é acompanhado pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE/UFSC).

De acordo com Fabrícia Grando, arquiteta e urbanista e diretoria do DPAE, o objetivo é prover uma nova infraestrutura elétrica, possibilitando a instalação de equipamentos de ar condicionado, a otimização do acionamento das luminárias e a introdução de iluminação de emergência e sinalização de saída. O projeto abrange uma área de 500,95 m², sendo 370,24 m² de área construída interna e 130,71 m² de pergolado, estrutura da área externa.

Guilherme Schmidt Silva, fiscal técnico do DFO, explica que os vitrais do teto do templo estavam deteriorados e apresentavam vários pontos de infiltração. A calafetação antiga foi removida e substituída, e uma nova manta térmica foi instalada. A cobertura foi limpa e uma nova camada de pintura foi aplicada nas paredes e tetos.

Uso do Templo Ecumênico

Construído nos anos 90 e localizado na Praça da Cidadania, no bairro Trindade, o Templo Ecumênico da UFSC tem capacidade para mais de 300 pessoas. Ele é usado como ponto de realização de cultos, celebrações e outras atividades religiosas.

Fonte: Notícias da UFSC