Ex-reitor da UFSC é nomeado novo presidente da Embrapii

Alvaro Toubes Prata já participou do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

Nesta sexta-feira, dia 19, Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou o novo diretor-presidente da organização, o professor Alvaro Toubes Prata, que atuou como reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante o período 2008 a 2012. Tomará posse do cargo no dia 1° de agosto. Prata é engenheiro mecânico, participou do 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrou o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre 2012 e 2018, onde trabalhou como secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, e secretário executivo.

Alvaro Prata (Foto: Edson Silva/UFSC)

Além disso, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe Grão-Cruz) e o Prêmio Anísio Teixeira em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento das instituições educacionais, científicas e tecnológicas no Brasil. É membro titular das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Engenharia.

O Conselho de Administração da Embrapii também decidiu a nomeação de Guilherme Coutinho Calheiros, especialista em gestão de inovação e políticas públicas, para uma das três diretorias da Embrapii. Guilherme foi secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e presidente do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Energia do ministério, entre junho de 2023 e julho de 2024.

Imprensa Apufsc
Com informações da Embrapii