Portaria publicada nesta semana retira o nome da entidade. Proifes-Federação segue parte da comissão
Em portaria publicada Diário Oficial da União nesta terça-feira, dia 16, a Andes-SN foi retirada da composição da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O decreto é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com assinatura da ministra Luciana Santos, e os motivos da remoção não foram divulgados. A Andes não se manifestou sobre o assunto.
Fazem parte da Comissão Organizadora da CNCTI 2024 instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, setor empresarial, e outras entidades convidadas a discutir temas envolvendo a difusão da inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Entre as organizações que formam a comissão estão o Proifes-Federação, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outras.
O tema da CNCTI deste ano é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Serão analisados os resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, com o objetivo propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030 e ações a serem executadas em longo prazo. O evento vai de 30 de julho a 1° de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília.
Imprensa Apufsc