O professor Alexandre Zabot, do campus de Joinville, é um dos semifinalistas do prêmio
Os professores Alexandre Zabot, do campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Marcos Amarante, da Faculdade Pitágoras, estão entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Astronomia e Física, com o livro “Introdução à Cosmologia Moderna: um curso de graduação”. Os vencedores do prêmio serão conhecidos em uma cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
O livro aborda os aspectos cinemáticos e dinâmicos da expansão do universo, explicando a Teoria do Big Bang a partir de uma perspectiva observacional e teórica. Além disso, discute a interface entre a Física de Partículas e a Teoria do Big Bang, os aspectos termodinâmicos da expansão do universo, o surgimento de partículas e átomos, e a Radiação Cósmica de Fundo.
O livro é fruto de dois cursos online de cosmologia gravados pelo professor Alexandre Zabot e oferecidos como curso de extensão da UFSC. Marcos Amarante, após completar os cursos, elaborou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que serviu de base para o livro. Juntos, Zabot e Amarante expandiram o conteúdo do TCC para o formato atual.
O Prêmio Jabuti Acadêmico é uma das mais prestigiadas distinções da literatura brasileira, reconhecendo anualmente obras de relevância acadêmica em diversas áreas do conhecimento. Instituído pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio destaca-se por seu papel crucial em celebrar e promover o trabalho intelectual de autores nacionais, contribuindo significativamente para o reconhecimento e a valorização da produção científica e cultural do país.
Fonte: Notícias UFSC