A pesquisa é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) selecionam voluntários para participar de estudo sobre efeitos do uso de realidade virtual no desempenho cognitivo de pessoas com hipertensão. O projeto é coordenado pela estudante de doutorado Iara Gonçalves Teixeira e pelo professor Guilherme Speretta.
Segundo os cientistas, cerca de 30% das pessoas com hipertensão apresentam algum tipo de comprometimento cognitivo, o que pode dificultar a execução de tarefas cotidianas, como dirigir ou trabalhar. “Pensando nisso, desenvolvemos uma pesquisa onde treinamos a cognição dessa população”, afirma Guilherme. O objetivo é avaliar o efeito do treinamento com realidade virtual no desempenho cognitivo e possíveis mecanismos associados em pessoas hipertensas. “Fundamentados em outras pesquisas, esperamos que os resultados sejam favoráveis ao ganho cognitivo”, complementa o professor.
Para ser incluído no estudo, o participante precisa preencher alguns critérios:
- Ter entre 45 e 60 anos de idade;
- Ter hipertensão e estar fazendo tratamento para hipertensão;
- Apresentar comprometimento cognitivo, como lentidão na tomada de decisões que exigem rapidez e dificuldades de memória de curto prazo, atenção e concentração nas atividades cotidianas. Não é necessário diagnóstico médico. A equipe realizará avaliação no laboratório;
- No caso de mulheres, serão incluídas apenas aquelas que já estejam na menopausa.
Os interessados devem entrar em contato com Iara Gonçalves Teixeira, pelo WhatsApp (48) 99655-0952, para tirar dúvidas e se inscrever. Ao entrarem em contato com a responsável, será agendada uma visita ao Laboratório de Fisiologia Cardíaca & Vascular (CardioVasc Lab) da UFSC, localizado no campus de Florianópolis. Lá o interessado passará por uma entrevista e uma testagem cognitiva rápida para a verificação dos critérios de inclusão.
Os selecionados deverão ir ao laboratório duas vezes por semana, durante oito semanas, para realizar o treinamento cognitivo. Por fim, comparecerão mais duas vezes para avaliação final.
Os participantes poderão ser encaminhados para um dos três grupos:
- Intervenção: realizará o treinamento cognitivo com realidade virtual;
- Controle ativo: realizará atividades em realidade virtual;
- Controle passivo: manterá suas atividades cotidianas, sem participar das intervenções, apenas participará das avaliações.
No final do estudo, se os resultados da intervenção forem favoráveis ao ganho cognitivo, os participantes dos grupos controle ativo e controle passivo poderão realizar a intervenção. As avaliações e o treinamento são gratuitos.
Fonte: Notícias UFSC