Conselho Universitário da UFSC aprova ajuste no calendário acadêmico; veja datas

Primeiro semestre da graduação encerra em 17 de agosto. Segundo semestre irá de 26 de agosto a 21 de dezembro

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta sexta-feira, dia 12, o ajuste do Calendário Acadêmico de 2024. Com a mudança, o primeiro semestre da graduação tem o encerramento postergado de 13 de julho para 17 de agosto, a fim de garantir a reposição de aulas aos estudantes que aderiram à paralisação estudantil. Já o segundo semestre da graduação inicia em 26 de agosto e vai até 21 de dezembro.

Sessão sobre votação do ajuste do calendário acadêmico de 2024 ocorreu no auditório do CSE (Foto: Julia Dias/UFSC)

A discussão sobre o ajuste do calendário acadêmico pelo CUn cumpre exigências da Resolução Normativa 189. A proposta foi apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e visou unificar a data de início dos cursos de graduação, possibilitando um maior número de semanas letivas para o segundo semestre. A pró-reitora Dilceane Carraro ressaltou que o cronograma buscou garantir as condições e tempo necessários para as reposições das atividades afetadas pela paralisação estudantil e pelas greves docente e dos técnicos-administrativos (TAEs).

“Sabemos que talvez não seja a melhor proposta, mas buscamos aquilo que achamos que atende o maior número de cursos e unidades de ensino”, afirmou a pró-reitora. Ela reconheceu que apenas uma semana de recesso entre o primeiro e o segundo semestre tem “um grande impacto” para o estudantes; no entanto, a medida foi necessária para garantir que o segundo semestre de 2024 tenha 17 semanas letivas.

O relatório foi apresentado pelo conselheiro Alexandre Verzani Nogueira e incluiu, durante a discussão, um anexo proposto pelos representantes discentes, que aumenta de dois para quatro dias o período para o ajuste excepcional da grade de horários dos estudantes. O texto foi aprovado por ampla maioria, com três votos contrários.

Confira as novas datas do Calendário Acadêmico 2024

17/8: Término do primeiro semestre da graduação
19/8: Início do segundo semestre da pós-graduação
26/8: Início do segundo semestre da graduação
21/12: Término do segundo semestre da graduação e pós-graduação

Em relação ao Colégio de Aplicação (CA) e Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), os cronogramas de reposição serão aprovados em seus respectivos colegiados e no Conselho do Centro de Ciências da Educação (CED). O calendário da pós-graduação não sofreu grandes mudanças já que, segundo o relatório, de modo geral os trabalhos não foram prejudicados no período.

Bolsas de monitoria e RU fechado

Sobre questões relacionadas à readequação do Calendário Acadêmico, o conselheiro Raphael Falcão da Hora lembrou que o serviço de monitoria da UFSC será encerrado neste sábado, dia 13, conforme previsto no calendário original, o que significa que os alunos não terão esse suporte pedagógico nas próximas cinco semanas de aula. Além disso, o Restaurante Universitário (RU) já havia anunciado no início do mês que ficará fechado para manutenção entre os dias 13 e 21 de julho.

O reitor Irineu Manoel de Souza afirmou que está discutindo as duas questões levantas pelo conselheiro do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) com as Pró-Reitorias responsáveis, a fim de solucionar os problemas.

Campi do interior

Apesar de ter sido favorável ao relatório, seguindo a posição do Conselho de Unidade de Curitibanos, o Giuliano Moraes Figueirado compartilhou que, em seu campus, o semestre letivo se encerra nesta sexta-feira, dia 12, já que os docentes que aderiram à greve já repuseram as aulas e não houve paralisação discente em Curitibanos.

Com a unificação do calendário, o campus também terá que encerrar o semestre letivo perto do Natal, mesmo tendo seguido o cronograma original das atividades. “A gente acha interessante que seja discutido, num futuro próximo, uma certa autonomia dos campi fora de sede, para conseguir montar um calendário com as particularidades de cada campi”, afirmou.

Número de dias letivos em 24.1 por campi
Araranguá: 130 dias
Florianópolis e Curitibanos: 131 dias
Blumenau e Joinville: 132 dias

Assista à sessão do CUn na íntegra:

Imprensa Apufsc