Live realizada nesta segunda-feira explicou detalhes dos planos disponíveis
Na última terça-feira, dia 2, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinou o termo de adesão ao convênio da União com a Geap Autogestão em Saúde. O acordo oferece aos servidores públicos federais uma nova possibilidade de plano de saúde, para além do já existente contrato com a Unimed.
A Geap é uma empresa de autogestão, o que significa que trata-se de uma personalidade jurídica de direito privado sem objetivos lucrativos, com arrecadações convertidas em benefícios aos servidores. Os órgãos conveniados, portanto, são patrocinadores que participam do custeio dos planos.
Nesta segunda-feira, dia 8, uma live foi realizada pela Geap para apresentar a nova possibilidade de plano aos servidores da UFSC. Veja abaixo as principais informações divulgadas.
Beneficiários
Podem aderir ao plano os servidores ativos, inativos, pensionistas – desde que já sejam dependentes do titular à época do falecimento -, comissionados, temporários ou em licença sem vencimento, empregados da administração pública federal e militares.
Ainda, os titulares listados podem incluir seus dependentes no plano, que também possuem direito ao auxílio saúde. Este grupo inclui: cônjuges ou companheiros de união estável, separados com percepção de pensão alimentícia, filhos e enteados até 21 anos (ou 24, caso sejam dependentes economicamente do titular e estejam regularmente matriculados em instituição de ensino reconhecida pelo MEC) e menores de idade sob guarda ou tutela.
O grupo familiar do titular também pode ser incluído ao plano, mas não recebe auxílio de custeio do órgão e, portanto, paga o valor integral da mensalidade.
Diferenciais
Diferentemente do convênio da UFSC com a Unimed, a Geap oferece possibilidades de planos com e sem assistência odontológica, com valores já inclusos na mensalidade.
Além disso, oferece um programa de telessaúde que conta com 21 especialidades. Ele pode ser acessado pelos beneficiários dentro do próprio aplicativo da Geap para a realização de consultas, oferecendo atendimentos, diagnósticos, atestados médicos, protuários e receitas de forma 100% online.
Os planos
Estão disponíveis cerca de 60 planos com variação de cobertura municipal, estadual e nacional.
Os de grupos de município incluem:
Basic I: com coparticipação, acomodação em enfermaria e sem serviços odontológicos;
Class II: com coparticipação, acomodação em apartamento e com serviços odontológicos.
O de grupo estadual inclui:
Geap Para Você: com coparticipação, acomodação em enfermaria e sem serviços odontológicos.
Os de grupo nacional incluem:
Geap Referência: com coparticipação, acomodação em enfermaria e sem serviços odontológicos;
Geap Essencial: com coparticipação, acomodação em enfermaria e com serviços odontológicos;
Geap Clássico: com coparticipação, acomodação em apartamento e com serviços odontológicos;
Geap Saúde II: com coparticipação, acomodação em apartamento, com serviços odontológicos e procedimentos extra rol, cobrindo, por exemplo, todos os tipos de transplantes;
Geap Família: mesmas coberturas do Geap Saúde II, mas destinado ao grupo familiar. Os parentes podem ser incluídos em qualquer um dos outros planos;
Existe, ainda, a categoria nacional sem coparticipação, que inclui:
Geap Referência Vida: mesmas coberturas do Geap Referência;
Geap Saúde Vida: mesmas coberturas do Geap Saúde II.
Períodos de carência
As carências variam de acordo com o plano escolhido pelo servidor. As exceções são casos de urgências e emergências, cujo período é 24 horas em todos os casos, bem como consultas, exames, terapias e procedimentos simples, com carência de 30 dias.
A Geap oferece isenção total de carência para os servidores que aderirem aos planos nos primeiros 30 dias do convênio com a UFSC, contando a partir desta segunda-feira, dia 8. Além disso, os novos servidores também têm 60 dias de isenção total de carência a partir da data de sua posse.
Existe, ainda, a possibilidade de portabilidade de carência, ou seja, a transferência do período já cumprido em outro plano para a Geap.
Tabela de períodos de carência da Geap:
Coparticipação
O valor da coparticipação varia de acordo com o custo do procedimento pago pela Geap, com percentuais definidos para cada categoria e um limite pré-estabelecido.
O teto mensal dessa contribuição se limita a 10% do total da renda bruta do servidor, ou, nos casos de planos para o grupo familiar, a 60% da mensalidade paga. Os serviços de telessaúde são completamente isentos dessa taxa.
Tabela de taxas de coparticipação da Geap:
Reajuste das mensalidades
Os reajustes da Geap são anuais, no aniversário do convênio com a União. Por se tratar de uma empresa de autogestão, que não visa lucro, costumam ser abaixo da média do mercado. Em fevereiro de 2024, inclusive, houve um reajuste negativo, e o valor das mensalidades diminuiu em cerca de 8,6%.
Para mais detalhes e os valores dos planos, é possível entrar em contato com os consultores da Geap através do WhatsApp: (61) 99988-1145, ou com a Central Nacional de Atendimento: 0800 728 8300.
Assista à live na íntegra:
Imprensa Apufsc