As publicações iniciam nesta terça-feira, dia 9, no portal e nas redes sociais da universidade
No Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador Científico, dia 8, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anuncia a exibição de sete perfis, em formato de vídeo, de professoras e pesquisadoras reconhecidas pelo 3° Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência 2023. As publicações terão início nesta terça-feira, dia 9, e serão veiculadas semanalmente, um perfil por vez, no portal ufsc.br e nas redes sociais da universidade.
A série de perfis – que são vídeos elaborados pelo Núcleo de Apoio à Divulgação Científica (NADC) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) – retratará a trajetória e as contribuições das pesquisadoras e professoras ao universo da ciência e à UFSC.
Nesta semana inicial, o perfil da professora Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, premiada na Categoria Plena, Ciências Humanas, será o primeiro a ser exibido. Adja é docente permanente nos programas de Pós-Graduação em Linguística e em Estudos da Tradução e suas pesquisas são voltadas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas, especialmente o espanhol.
O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado com o objetivo de valorizar e promover maior visibilidade às mulheres da UFSC que realizam pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras. Segundo a Propesq, a premiação também busca diminuir a assimetria de gênero na ciência.
As vencedoras da 3° edição são:
Categoria Junior
- Ciências Humanas: Lia Vainer Schucman
- Ciências Exatas e da Terra: Adriana Passarella Gerola
- Ciências da Vida: Michele de Sá Dechoum
Categoria Plena
- Ciências Humanas: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão – estreia a série nesta terça-feira, 9 de julho
- Ciências Exatas e da Terra: Débora de Oliveira
- Ciências da Vida: Eleonora D’Orsi
Categoria Senior
- Ciências Humanas: Sandra Noemi Cucurullo de Caponi
Fonte: Notícias UFSC