MEC inicia formulação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Grupo de Trabalho Interinstitucional realizou primeira reunião nesta quinta-feira

O Ministério da Educação (MEC) coordenará o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que tem a finalidade de produzir subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT). O grupo foi instalado em reunião híbrida realizada nesta quinta-feira, dia 4.

O colegiado é formado por diversas instituições, como órgãos do governo federal, entidades da sociedade civil e estudantes. O grupo deve apresentar um diagnóstico sobre a situação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, propor metodologias para identificar e atualizar a demanda pela modalidade e elaborar subsídios para a definição de metas, estratégias e ações. A instituição do GTI está prevista no Decreto nº 11.985, assinado em abril pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário executivo substituto do MEC, Gregório Grisa, coordenador do colegiado, classificou a instalação do grupo como um momento importante para a EPT. “Esse é um momento ímpar para a educação profissional e tecnológica do nosso país. No MEC, a partir da direção do ministro [de Estado da Educação], Camilo Santana, temos dado ênfase na EPT em todos os níveis. Sabemos da importância da expansão da modalidade para a economia do país e da importância estratégica para o ensino médio, a graduação e a pós-graduação. Por isso, o MEC tem desenvolvido um conjunto de políticas norteadas pelo caráter transversal da EPT, visando a ampliação de oportunidades e empregabilidade, bem como a garantia de aprendizagem”, acrescentou.

Grisa pontuou desafios que o colegiado deve debater para apresentar propostas. “O MEC tem boas expectativas sobre o GTI. Esperamos que vocês nos deem insumos para avançarmos em três frentes: a primeira é a avaliação e o recenseamento da EPT. Precisamos compreender a oferta de cursos no Brasil. Há um conjunto de dados não percebidos. A segunda é a dimensão de professores. Temos um desafio de captar docentes para formação na EPT. Por fim, temos a normatização da aprendizagem profissional.” Ele anunciou que, em breve, será criada uma diretoria de avalição da EPT no âmbito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, detalhou o funcionamento do grupo, com câmaras setoriais para debater temáticas como itinerários formativos, avaliação de indicadores, diagnóstico, articulação e intersetorialidade das redes de EPT. Também falou sobre alguns desafios como verticalização da oferta, Sistema Nacional de Avaliação e nova Rede de Certificação Profissional. Bregagnoli afirmou que o colegiado vai ouvir especialistas e analisar estudos sobre a temática. “Esse é um momento histórico, simbólico, com a junção de forças, união de diferentes redes e apoiadores. Acredito que teremos bons resultados em prol da sociedade, em prol dos nossos jovens, visando melhoria da qualidade de vida, emprego e geração de renda”, avaliou.

Na reunião de instalação, o GTI debateu o contexto da EPT no país, tratou do escopo de trabalho, aprovou o regulamento do grupo e definiu o calendário de atividades. O GTI deve entregar o relatório final dos trabalhos em novembro.

Composição

O GTI é composto por 36 membros titulares, com seus respectivos suplentes. Além do MEC, participam do colegiado: Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Agricultura e Pecuária; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ministério do Trabalho e Emprego; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial; Conselho Nacional de Educação; Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação; Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; Conselho Nacional de Secretários de Educação; Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; Associação Brasileira de Mantenedores de Escolas Técnicas; representantes dos trabalhadores, indicados pelo Conselho Nacional do Trabalho; representantes do setor produtivo, indicados pela presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável; representantes de conselhos profissionais; e estudantes indicados pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Fonte: MEC