Novos institutos federais chegam nas áreas mais vulneráveis do país

Lula participou do lançamento da pedra fundamental do campus Cidade Tiradentes do IFSP e do campus Zona Leste da Unifesp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início no último sábado, dia 29, a um dos programas mais importantes de seu terceiro mandato, que é levar institutos federais para estudantes das periferias do Brasil. Ele participou do lançamento da pedra fundamental do campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e do campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

O ato formaliza a futura extensão da Unifesp para um distrito distante 35 quilômetros do centro da capital, que abriga o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina. São cerca de 40 mil unidades, a maioria delas, construídas na década de 1980 principalmente pela Cohab e CDHU. A população é 211.501 mil habitantes, com uma das maiores taxas de crescimento da cidade, e que enfrenta graves problemas sociais.

Outras localidades igualmente carentes de investimentos também terão unidades da rede federal de ensino superior e tecnológico. Na última quarta-feira, dia 26, em entrevista ao UOL, o presidente Lula disse que deverá participar também – mas não citou datas – do lançamento da pedra fundamental de institutos no Jardim Ângela, zona sul da capital. E também outras localidades da Região Metropolitana, como Osasco, Carapicuíba, Cotia, Franco da Rocha, Mauá e Diadema.

Leia na íntegra: Rede Brasil Atual