Sistema foi desenvolvido em parceira com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebeu uma importante atualização tecnológica, estreando um novo sistema de busca desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), baseado em inteligência artificial (IA). A solução é neutra, sem fins comerciais, e personalizada para os objetivos do Portal no sentido de disseminar a produção científica brasileira internacionalmente e consolidar a plataforma como fonte primária de pesquisa.
“Além das melhorias no Portal, essa tecnologia está sendo avaliada no contexto de outros desafios de sistemas da Capes, de modo que a solução também aumenta a economicidade do investimento”, explica Adi Balbinot Júnior, diretor de TI da Capes.
O novo serviço de descoberta baseado em índice está armazenado em nuvem e reúne todas as informações recuperadas (artigos, periódicos, livros, pesquisadores, instituições, etc.) com parâmetros de relevância identificados e controlados pela Capes. Assim, passam a ser consideradas as citações realizadas por pesquisadores brasileiros, ou seja, todos os periódicos com artigos que foram citados por algum autor vinculado a instituição de ensino e pesquisa brasileira.
Os resultados são recuperados a partir da coleção principal, ou seja, todos os periódicos com artigos que foram citados por algum autor vinculado a instituição de ensino e pesquisa brasileira. O usuário pode expandir os resultados a partir da lista de filtros, disponível na lateral esquerda.
O buscador apresenta uma nova interface, simples e unificada para todos os tipos de busca: assunto, bases, livros e periódicos, na qual é possível favoritar todos os conteúdos de interesse do usuário. Além disso, as informações sobre periódicos assinados pela Capes e conteúdos em acesso aberto aparecem de forma destacada. “Desde 2009, a solução de busca adotada não permitia a integração dos sistemas e uma melhor experiência do usuário de modo que cada base consultada possuía uma interface própria, dificultando a navegação e a visão consolidada da produção científica de cada tema pesquisado” destacou Andréa Carvalho Vieira, coordenadora do Portal de Periódicos da Capes.
A descoberta é mais ampla, a qual busca conteúdos indexados no Portal mesmo que não estejam assinados pela Capes. Isso permite que o pesquisador encontre conteúdos de interesse para sua pesquisa. Outras novidades são as métricas PlumX e as referências clicáveis, com a trilha de citações visualizadas no detalhe do resultado de busca.
Com todas essas melhorias o Portal também passará a gerar dados de acesso mais completos que, com o tempo, poderão subsidiar melhorias na política de aquisição de periódicos e apoio a publicação da produção brasileira.
Parte deste pacote também há um novo sistema de gerenciamento de assinaturas, que trará um melhor controle do que é disponibilizado para a comunidade, a análise do custo efetivo por acesso e que já foi concebida para lidar com os novos contratos assinados sob a lógica de Acordos transformativos, ou seja, passa a ser gerenciado não só o direito de acesso como também o de publicação. “A Capes está comprometida em avançar nas soluções de ciência aberta e a nova geração de contratos com as editoras na lógica dos acordos transformativos é um primeiro passo nesse sentido e uma grande mudança de paradigma na própria missão do Portal de Periódicos, de uma solução de acesso, para também ser uma solução de publicação”, completou Andrea.
O Portal de Periódicos foi lançado pela Capes no ano 2000 e desde 2007 é desenvolvido por meio de uma parceria com a RNP: “o papel da RNP sempre foi o de apoiar a inovação no Portal de Periódicos, buscando e experimentando novas soluções tecnológicas que permitam sua evolução e um melhor apoio ao pesquisador brasileiro. Inauguramos uma nova fase no Portal de Periódicos ao adotar uma solução de IA no sistema de buscas e muitas outras novidades e serviços estão previstos para agregar valor ao processo de acesso e produção ao conhecimento cientifico”, comentou o diretor-adjunto de Gestão de Soluções da RNP, Claudio Fabricio.
Fonte: RNP