Avaliação internacional Pisa mediu capacidade dos alunos de 15 anos de calcular juros ou interpretar fatura de cartão, conforme a Folha
Mais de 45% dos adolescentes brasileiros de 15 anos têm conhecimento em educação financeira abaixo do considerado adequado, segundo os resultados do Pisa, uma das principais avaliações internacionais de qualidade da educação básica.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 27, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Entre os 20 países que participaram da avaliação, o Brasil ficou em 18º lugar, com desempenho semelhante ao do Peru, Costa Rica e Arábia Saudita. Na média, os países membros da OCDE têm 17,9% dos estudantes dessa idade com desempenho abaixo do esperado. Nesse patamar, os jovens conseguem, na melhor das hipóteses, reconhecer a diferença entre necessidade e desejo de adquirir/consumir algo e tomar decisões simples sobre gastos diários.
O nível de conhecimento considerado adequado pelo Pisa é quando os estudantes conseguem fazer planos financeiros em contextos simples, como compreender as taxas de juros de um empréstimo ou interpretar corretamente documentos, como faturas de cartão ou um recibo de pagamento.
Leia na íntegra: Folha de S.Paulo