Ensino integral avança no Brasil, mas alunos mais novos, do Norte e áreas rurais ficam de fora

Acesso à jornada ampliada é um dos poucos progressos de dez anos do Plano Nacional de Educação; Lula apresenta novas metas nesta quarta (26)

Uma das poucas metas que avançaram no Plano Nacional de Educação, a ampliação da educação em tempo integral ocorreu de forma desigual no país, deixando de fora os alunos mais novos, da região Norte e das áreas rurais.

Para esses três grupos não apenas não houve avanços, como ainda retrocessos. Estudantes pretos, pardos e indígenas tiveram mais acesso à educação em tempo integral (com ao menos sete horas de aulas diárias), mas a progressão para eles foi menor do que para os brancos.

Sancionado em 2014 pela presidente Dilma Rousseff (PT), a lei do PNE completou uma década de vigência nesta terça-feira, dia 25, sem que nenhuma das 20 metas tenha sido plenamente cumprida, como mostrou a Folha.

Leia na íntegra: Folha