UFSC promove ação voltada para a saúde dos pescadores em parceria com governo de Santa Catarina

Representantes das instituições parceiras reuniram-se na UFSC para acertar detalhes da primeira ação do projeto PeSC-Saúde

Atendendo ao Convite da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca (SAQ) do Estado de SC, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será parceira em uma ação voltada à saúde dos pescadores da Grande Florianópolis. A primeira ação do projeto PeSC-Saúde será realizada na Barra da Lagoa, sábado, dia 29, Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A parceria envolve também a Secretaria de Saúde do Estado, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc).

Esta ação de extensão voltada para o atendimento à saúde dos pescadores será realizada por estudantes e professores de vários departamentos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, envolvendo serviços em dermatologia (detecção do câncer de pele), oftalmologia (detecção de lesões na retina), estomatologia (detecção de lesões malignas da boca e dos lábios), análises clínicas em exames de sangue, glicemia capilar e aferição de pressão arterial (para avaliação do risco cardiológico), somadas a ações de educação para saúde. Os atendimentos serão realizados no Conselho Comunitário da Barra da Lagoa, das 9h às 12h e das 13h30 às 16 horas.

No exame dermatológico, os profissionais do CCS farão imagens em alta resolução de eventuais lesões, que serão enviadas e analisadas em tempo real por meio da plataforma Telessaúde da UFSC. Os diagnósticos e resultados de exames serão enviados posteriormente para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra da Lagoa. O atendimento aos pescadores envolverá cerca de 20 pessoas entre estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina, Odontologia e docentes dos departamentos de Saúde Pública, Clínica Médica, Cirurgia, Análises Clínicas, Enfermagem e Odontologia.

Os detalhes finais da parceria e o planejamento desta ação de extensão voltada à saúde dos pescadores foram definidos em reunião realizada na terça-feira, 18 de junho, na Reitoria da UFSC. Participaram o secretário de Aquicultura e Pesca de SC, Tiago Bolan Frigo; o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, João Fuck; o gerente de fomento pesqueiro da Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca de SC, Valdori Almeida; o subsecretário de Pesca de Florianópolis, Laurentino Benedito Neves e o presidente da Fepesc, Ivo da Silva. Pela UFSC, participaram do encontro a pró-reitora de Extensão, professora Olga Regina Zigelli Garcia; o diretor do CCS, professor Fabrício de Souza Neves e o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Bernardo Meyer.

Fonte: Notícias da UFSC