Professor da UFSC ganha ação por danos morais contra jornalista

Em 2021, uma foto do professor André Luiz Barbosa Báfica foi divulgada como sendo a do autor de uma pichação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

A Justiça catarinense concedeu, nesta terça-feira, dia 18, uma sentença favorável ao professor de Imunologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) André Luiz Barbosa Báfica, em uma ação por danos morais contra o jornalista Moacir Pereira e o Portal ND+. Em abril de 2021, a imprensa divulgou uma foto de André, atribuindo-lhe a autoria de uma pichação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, filmada no bairro Campeche, em Florianópolis. Segundo a sentença, a imagem ficou no ar na página do Portal por 15 minutos e nas redes sociais do jornalista por 12 horas, causando repercussão negativa ao docente.

Na decisão, a juíza Eliane Alfredo Cardoso de Albuquerque ponderou que André é um profissional “altamente conceituado na academia nacional e internacional”. Como pesquisador e funcionário público, “é sabido que a imagem profissional e pessoal é de extrema importância para a credibilidade do importante ofício exercido“. A magistrada também ressaltou que “a vinculação errônea da imagem do autor, ainda que por um curto período de tempo ou sem seu nome, à reportagem que noticiava a pichação com a frase ‘Bolsonaro assassino psicopata’ pode abalar a confiabilidade no profissional”.

Confira a sentença na íntegra:

Imprensa Apufsc