Estudo do Insper constata desigualdade na infraestrutura digital em todos os níveis da educação, destaca Folha
Estudantes pardos e pretos têm menos acesso do que os brancos a recursos tecnológicos nas escolas brasileiras em todos os níveis da educação, aponta uma pesquisa divulgada pelo Insper nesta terça-feira, dia 18.
O estudo Tecnologia e Desigualdades Raciais no Brasil, com informações do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), identificou que o país avançou nos últimos anos na oferta de infraestrutura digital para as escolas. A melhoria, no entanto, tem ocorrido de forma desigual, com os alunos pretos e pardos em desvantagem para acessar esses recursos.
Segundo a pesquisa, em 2019, 51% dos alunos brancos tinham em suas escolas acesso a um pacote de itens de tecnologia que inclui um computador para cada cinco alunos, internet com acesso para alunos e para uso nas atividades escolares, banda larga, laboratório de informática e laboratório de ciência. Em 2023, o percentual de alunos brancos que acessavam essa estrutura subiu para 57%.
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