“Privatização e militarização da educação avançam com fascismo nos estados”, alerta líder estudantil

Debate foi feito na Comissão de Educação da Câmara para discutir as deliberações da Conae 2024

A estudante Jade Beatriz, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), chamou atenção da Comissão de Educação da Câmara para o avanço da privatização e da militarização das escolas. Segundo a liderança, embora a democracia esteja sendo fortalecida no país, “o fascismo avança nos estados”. “

A gente hoje passa por momentos difíceis nas escolas. Estudantes foram presos em São Paulo por defenderem a não militarização das escolas; apanharam dos policias militares. Tudo bem que foram libertados, mas estão respondendo processo”, disse, em participação em audiência pública na manhã desta quinta-feira, dia 6.

Jade Beatriz se referia à sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo de 21 de maio. Na ocasião a maioria dos deputados aprovou projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que cria o programa de escolas cívico militares.

“E tem a privatização das escolas no estado do Paraná que o Ratinho Junior vem empurrando goela abaixo. E quando a gente fala em privatização de escolas, fala da privatização do acesso a uma vida digna, do sonho de viver em um país melhor. O plano de desmonte da educação com Jair Bolsonaro (PL) ainda está em curso no Brasil e a gente precisa falar sobre isso”, disse a liderança estudantil.

Leia na íntegra: Rede Brasil Atual