Pró-reitores se reúnem na UFSC, em Florianópolis, para debater extensão universitária

A 53ª edição do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras encerra nesta quarta-feira, dia 5

O campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está sediando a 53ª edição do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), evento que começou na segunda-feira, dia 3, e se encerra nesta quarta-feira, dia 5. O fórum visa reunir as pró-reitoras e os pró-reitores de extensão das instituições de ensino superior públicas a fim de debater os avanços da extensão em tempos complexos e difíceis.

Elaboração da Carta de Florianópolis encerrará as atividades (Foto: Salvador Gomes/UFSC)

O Forproex é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometidas com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. No fórum serão apresentadas três mesas redondas.

Uma delas é Extensão na Graduação e Pós-Graduação, com representantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forprop), do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) e do Forproex.

Outra mesa redonda é Mecanismos de financiamento da extensão no ensino superior e educação técnico profissional, com representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Extensão na América Latina, com representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia.

Por fim, no último dia do fórum, acontecerá a avaliação da gestão Forproex 2022-24, a eleição da nova diretoria, a alteração do regimento e a redação da Carta de Florianópolis.

Fonte: Notícias UFSC