UFSC Blumenau capacita professores da rede estadual para uso de “Espaços Maker”

Participaram de treinamentos para operar cortadoras a laser, impressoras 3D e utilizar kits de eletrônica

A UFSC Blumenau realizou, de março a maio, uma formação voltada para professores da rede pública estadual. O objetivo foi capacitar docentes para utilização dos “Espaços Maker” recentemente inaugurados em diversas escolas estaduais. Cerca de 30 professores participaram da capacitação, que teve um total de sete encontros presenciais.

Os “Espaços Maker” são laboratórios criativos e contam com diversas ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos, kit de robótica e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser. O curso buscou desenvolver competências para que os profissionais possam orientar e auxiliar os usuários desses espaços, bem como utilizar de forma prática os materiais disponíveis.

Participantes receberam treinamento para operar cortadoras a laser, impressoras 3D e utilizar kits de eletrônica. Foto: UFSC Blumenau
Participantes receberam treinamento para operar cortadoras a laser, impressoras 3D e utilizar kits de eletrônica (Foto: UFSC Blumenau/Divulgação)

Durante o curso, os professores aprenderam desde o conhecimento básico até o desenvolvimento de projetos mais complexos. Os participantes também foram treinados para operar cortadoras a laser, impressoras 3D e utilizar kits de eletrônica. A formação foi um projeto de extensão coordenado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares e teve como ministrantes os voluntários Luca Moreira Pfrimer, Laura Escudero Vergili, Gabriel Mariano Goncalves Santos, Guilmer Candido Cordeiro e Marcus Vinicius de Souza, todos estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau.

Luca conta que o curso foi uma iniciativa muito necessária e que teve um resultado positivo. “Nós tivemos alunos que entraram no curso sem nenhum conhecimento ou experiência prévia e que, ao final , fizeram projetos avançados. Alguns, inclusive, estão sendo avaliados para serem implementados nas escolas onde atuam. Além disso, é muito gratificante saber que, além de ter impactado na vida e na carreira desses profissionais, eles vão passar esse conhecimento para seus alunos. Então, de certa forma, a UFSC com essa iniciativa cria uma corrente de multiplicação de conhecimento e valor, que para mim é o real propósito dos projetos de extensão”, avalia.

Na última sexta-feira, dia 24, foi realizado o encerramento da formação, quando os participantes apresentaram seus trabalhos finais para os avaliadores Alex Fabiano Bueno e Janaina Gonçalves Guimarães, professores do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação (CAC) da UFSC Blumenau.

Fonte: Notícias UFSC