Parecer do Conselho Nacional de Educação foi homologado; graduação terá de oferecer 50% das aulas de forma presencial, conforme o Estadão
O Ministério da Educação (MEC) homologou o parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) que define que os cursos de formação para professores, como as licenciaturas, terão de ser oferecidos com 50% da sua carga horária presencial. A educação a distância (EAD) para formar docentes no país tem crescido nos últimos anos, com questionamentos de especialistas sobre a qualidade.
Como o Estadão revelou em abril, o documento havia sido aprovado no CNE e aguardava homologação do ministro Camilo Santana para começar a valer. A maior parte das associações de faculdades e de educação a distância criticou o novo limite de aulas a distância e apontou dificuldades para seguir o modelo.
Apesar dos pedidos de mudança, o parecer e a resolução que o acompanha foram mantidos na íntegra. A homologação foi publicada nesta segunda-feira, dia 27, no Diário Oficial da União. O texto dá dois anos para que as instituições de ensino se adaptem.
Leia na íntegra: Estadão