Projeto Educação em Fronteiras apresenta pesquisas da USP sobre práticas educacionais inovadoras e tradicionais
A Faculdade de Educação (FE) da USP irá promover o evento Educação em fronteiras, entre os dias 27 e 28 de maio, das 14 às 17 horas. O seminário é um dos resultados do projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) Saberes e Práticas em Fronteiras: Por uma História Transnacional da Educação (1810-…). Em seu quinto ano de existência, o evento desenvolvido pelo projeto pretende abordar trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos quatro eixos de pesquisa: arquivos digitais e bibliotecas; sujeitos e artefatos; inovação e tradição pedagógicas; e material didático para o ensino público e formação docente. Cada eixo é administrado por dois pesquisadores da FE.
O projeto é coordenado por Diana Vidal, professora titular em História da Educação na FE. “Este evento traz especialistas que vão falar sobre esses quatro eixos e as pesquisas desenvolvidas. O projeto abarca todo o século 19 e o século 20. Então, tem pesquisas que vão desde 1810 até intervenções que são feitas atualmente nas salas de aula”, explica a docente.
O encontro será totalmente on-line e transmitido pelo canal da FE no YouTube. Para participar, é necessário se inscrever pelo link. O objetivo da organização é dialogar sobre a história da escolarização e pensar como as doutrinas pedagógicas foram apropriadas pelos professores e transformadas em conteúdos escolares.
Leia na íntegra: Jornal da USP