Pesquisa mostra que acesso à internet é ruim e desigual nas escolas

Pesquisa mostra que acesso à internet é ruim e desigual nas escolas

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm se tornado essenciais no ensino e na aprendizagem, graças ao seu potencial para introduzir novas práticas educacionais e democratizar o acesso à informação. Reconhecendo a importância das TIC no contexto escolar, foi recentemente lançada a Estratégia Nacional de Educação Conectada (ENEC), que estabelece parâmetros de qualidade para as instituições escolares, como a velocidade ideal de conexão por aluno e a priorização do número de alunos no maior turno da escola. Esses parâmetros têm o objetivo de permitir que os estudantes realizem atividades que demandam maior banda e menor latência, como o streaming de vídeo.

No entanto, o levantamento “Panorama nas Escolas”, realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgado nesta quinta-feira (23) durante o 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB) mostra que a quantidade e a qualidade dos acessos à internet nas escolas públicas brasileiras ainda está muito aquém do desejável. O documento oferece uma visão sobre o estado da conectividade à internet nas escolas, destacando a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no cenário educacional e as disparidades regionais e rurais que ainda persistem.

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