Nesta quinta-feira, dia 16, os docentes em GREVE da UFSC realizaram duas atividades de discussão e aprofundamento do debate sobre o ORÇAMENTO das UNIVERSIDADES, em Florianópolis e sobre as CONQUISTAS históricas das greves Blumenau. Também foram realizadas duas rodas de conversa no CCA e no CED sobre os motivos da Greve.
O ATO UNIFICADO chamado pelos Comandos de Greve dos Docentes, TAEs e estudantes, contando com mais de quinhentos participantes no Hall da Reitoria. O debate, a partir da fala do assessor político convidado David Deccache, estabeleceu a relação do ORÇAMENTO das Universidades com o arcabouço fiscal e as barreiras criadas para restringir a restituição dos salários e recursos destinados à manutenção do funcionamento básico das universidades federais.
Em Blumenau, contando mais de vinte docentes, dez TAEs e estudantes, foi apresentado um histórico das vinte greves docentes de 1980 a 2024, e debatido a situação da greve atual, a pauta local, além da mobilização da universidade na cidade.
Com essas atividades, nossa luta toma consistência para avançar nas conquistas de manutenção da qualidade da Universidade Pública.
Comando Local de Greve