Professora aposentada da UFSC participa de lançamento do movimento Saúde pela Democracia, em Florianópolis

Projeto busca ampliar discução sobre investimentos no SUS. Evento acontece nesta sexta-feira, dia 10, na Alesc

Acontece nesta sexta-feira, dia 10, o evento de lançamento do movimento Saúde pela Democracia, “+ SUS é + Brasil”, as 16h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Clair Castilhos, professora aposentada do departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e filiada à Apufsc-SIndical, participa da mesa de lançamento do movimento, ao lado do ex-Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Ronald Ferreira dos Santos.

Segundo a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), uma das instituições à frente do projeto, o Movimento nasceu da “necessidade de ampliar as discussões sobre investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e de promover uma saúde acessível para todos, enquanto se fortalece o estado democrático de direito. Por meio do diálogo, educação e ação coletiva, o movimento busca combater as desigualdades sociais e assegurar a dignidade de todas as pessoas”.

Nesta quarta-feira, dia 8, durante uma reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES) de Santa Catarina, Ronald apresentou e debateu o tema do movimento com os conselheiros. Conforme o Sindicato dos Farmacêuticos do estado (SindfarSC), o atual Coordenador Geral de Articulação Social do governo (SNPS/SG-PR) destacou a importância de fortalecimento do SUS em todo o país. O Coordenador é graduado e mestre pela UFSC.

O movimento Saúde pela Democracia, “+ SUS é + Brasil”, foi inaugurado lançado em março na Bahia e é uma iniciativa da CTB com a Confederação Nacional de Associações de Moradores (CONAM), a União da Juventude Socialista (UJS), a União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) e a União Brasileira de Mulheres (UBM).

Imprensa Apufsc