Diretoria da Apufsc se reúne com reitor da UFSC para tratar da interlocução com a categoria docente em greve

Ofício foi entregue à Reitoria informando que são atribuições da Diretoria do sindicato coordenar e executar as atividades, entre outros pontos

Na noite desta terça-feira, dia 7, diretores da Apufsc-Sindical se reuniram com o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, para informar oficial e presencialmente o início da greve docente, nesta data, e tratar da interlocução entre a categoria e a Reitoria durante o período de paralisação.

Conforme ofício entregue pelo presidente do sindicato, José Guadalupe Fletes, ao reitor, “a Apufsc-Sindical é a interlocutora oficial e legal perante a UFSC”, e a designação de comitês e comissões deve cumprir o que está previsto no estatuto da entidade, que estabelece que são atribuições da Diretoria coordenar e executar as atividades do sindicato, cumprir e fazer cumprir o estatuto e as diretrizes emanadas do Conselho de Representantes e da Assembleia Geral, e constituir comissões e grupos de trabalho.

Reitor ouviu a Diretoria e assinou o recebimento de ofício (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Participaram da reunião, além do presidente da Apufsc, a secretária geral, Viviane Heberle, o diretor Financeiro adjunto, Santiago Yunes, e o diretor de Divulgação e Imprensa, Márcio Vieira de Souza.

Atividades no primeiro dia de greve

Essa foi uma das ações do sindicato no dia que deu início à greve de professores e professoras da UFSC. Durante toda a terça-feira, diretores e diretoras receberam filiados na sede do sindicato, no campus Florianópolis, para dialogar sobre a paralisação.

Pela manhã, o diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas da Apufsc, Roberto Ferreira de Melo, se reuniu com cerca de 30 docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para conversar sobre a greve e a situação atual na unidade.

Muitas demandas foram apresentadas, como a falta de espaços para diálogo entre os pares e até mesmo situações de assédio moral. O momento serviu também para esclarecer dúvidas e informar sobre a importância da participação no Conselho de Representantes. O CCS tem 12 departamentos, mas apenas três têm representantes regularizados. A partir da conversa desta manhã, mais seis departamentos devem apresentar seus representantes para o conselho.

Imprensa Apufsc