*Por Nestor Roqueiro
Perdemos tempo e energia na assembleia do dia 29 e o CR perdeu seu tempo na última reunião tentando melhorar a contraproposta a ser apresentada ao governo. Nem sequer algo que não tem impacto orçamentario como é a exigência de uma data base foi incorporada.
Mais uma vez é claro que os dirigentes do sindicato em Brasília não tem mínima intenção ouvir à categoria.
Na verdade não somente o sindicato em Brasília faz o que quer sem se interessar pelos verdadeiros anseios da categoria como a diretoria da Apufsc, colaboracionista, desestimula qualquer tipo de participação do professorado da UFSC. Que vergonha colegas! So a partir de uma exigência do CR pudemos nos manifestar no dia 29. Mas mesmo assim de nada adiantou. Não fomos ouvidos. Não da mais para ter paciência com o Proifes, precisamos nos emancipar, DE NOVO, e voltarmos a ser um sindicato independente. Foi uma mentira que contaram ao movimento docente da UFSC de que estando sob o guarda-chuvas do Proifes estaríamos participando da mesa de negociação nacional. MENTIRAM!!!
Não pensem que defendo Andes, também não presta, e todos sabemos que por causa das praticas pouco democráticas foi que nos emancipamos desse sindicato.
Devemos ser fortes por nossa própria mobilização e participação ou continuaremos sendo um zero à esquerda, e ai não importa ser um zero à esquerda do Proifes, do Andes ou independentes.
Para fechar com chave de ouro vou trazer à tona o ultimo artigo da “diretoria” ou de um dos seus diretores mas para o qual os outros emprestam seu nome ao ser assinado “diretoria”. Depois de uma AG com clara manifestação a favor da greve o tal do artigo volta a fazer propaganda da pauta do Proifes contraria à greve. Poderiam ser mais honestos e assinar como professores e não como diretoria, afinal a diretoria tem que seguir o rumo que os associados indicam, inclusive manifesto em documento publico escrito pela comissão de mobilização constituída à partir da AG do dia 30.
*Nestor Roqueiro é professor do departamento de Automação e Sistemas (DAS/CTC)