Diretor de Vigilância Epidemiológica diz que Estado discute o remanejamento de doses entre municípios, conforme NSC Total
Cobrindo apenas do 22% do público-alvo, a campanha de vacinação contra a dengue está avançando abaixo do esperado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina. Por enquanto, os imunizantes estão sendo aplicados apenas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, nas regiões Nordeste e Grande Florianópolis.
Na região Nordeste, que foi a primeira a receber o lote de imunizantes, em 24 de fevereiro, a cobertura vacinal é de 31,49%, enquanto na Grande Florianópolis, que começou a vacinar em 8 de abril, a cobertura é de 13,3%. Em relação à quantidade de doses recebidas até agora, a região da Capital está avançando mais rápido: em duas semanas, 47,3% da remessa já foi aplicada, diante dos 77,3% atingidos em dois meses no Nordeste do Estado.
Segundo o de Vigilância Epidemiológica da SES, João Fucks, vários fatores explicam a baixa adesão. “Com a vacina da Covid, a gente teve muitas discussões e informações falsas circulando. A vacina foi colocada em xeque em muitos momentos. Foi alegada uma falta de segurança e acho que as pessoas ficaram bastante receosas, apesar das vacinas serem seguras. Mesmo essas vacinas mais novas que estão sendo incorporadas pelo SUS passaram por várias fases de estudo e têm bastante segurança”.
Leia na íntegra: NSC Total