Entre as reivindicações, está o índice de reajuste em 2024
O Conselho Deliberativo (CD) do Proifes-Federação, reunido de maneira híbrida na noite desta segunda-feira, dia 22, analisou a proposta apresentada pelo governo federal na última sexta-feira, dia 19, na Mesa Específica e Temporária da Educação. Para a entidade, à qual a Apufsc-Sindical é filiada, houve avanços em relação à proposta original. No entanto, o CD entendeu que há necessidade de melhorar a proposta e, para tanto, fez uma nova lista de reivindicações que será apresentada ao governo federal.
Os representantes da Apufsc-Sindical no CD do Proifes, José Guadalupe Fletes, presidente do sindicato, Adriano Duarte, vice-presidente, Carlos Alberto Marques e Romeu Bezerra, participaram da reunião desta segunda.
O Conselho Deliberativo do Proifes pede:
1 – que o governo apresente um índice de reajuste ainda em 2024;
2 – aumente o índice de reajuste proposto para 2026;
3 – cumpra o Piso Salarial do Magistério até 2026;
4 – valorize a entrada na carreira do magistério federal, substituindo as classes A/DI e B/DII por uma classe de entrada;
5 – aumente os steps das classes C/DIII e D/DIV para 5%;
6 – apresente um maior valor para o auxílio-saúde suplementar, contemplando os aposentados, já em 2024;
7 – equipare os valores dos auxílios-alimentação, saúde suplementar e creche dos servidores do Poder Executivo com os dos servidores dos demais Poderes até 2026.
Confira a nota do CD do Proifes:
O aperfeiçoamento da proposta deverá ser apresentado ao governo gederal na próxima reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação.
Como encaminhamento, o CD orienta que todos os sindicatos federados realizem reuniões e/ou assembleias para debater tanto a proposta apresentada pelo governo na última sexta-feira, quanto as reivindicações de melhoria listadas.
A Apufsc-Sindical realiza reunião do Conselho de Representantes nesta quarta-feira, dia 24, quando o assunto será debatido com a categoria.
Imprensa Apufsc
Com informações do Proifes-Federação