Estudo coletou a percepção de estudantes, docentes e gestores escolares sobre o primeiro ano de implementação do Novo Ensino Médio
A pesquisa Novo Ensino Médio, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apresenta dados sobre a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras. O estudo teve o objetivo de coletar dados e analisar a percepção de estudantes, docentes e gestores escolares a respeito do primeiro ano de implementação do atual modelo dessa etapa de ensino, que aconteceu nas turmas do 1º ano, em 2022.
A apresentação dos dados aconteceu no dia 11 de abril e foi contemplada com uma análise de pesquisadores por categoria: estudantes, professores e gestores. Os aspectos metodológicos e detalhados sobre a amostra foram apresentados em webinário, que está disponível no YouTube. O material oriundo dessa pesquisa, que tem o apoio do Ministério da Educação (MEC), está publicado no site da Unesco.
No contexto da Consulta Pública instituída pela Portaria nº 399, de 8 de março de 2023, para avaliar e reestruturar a Política Nacional de Ensino Médio, a pesquisa foi um dos mecanismos adotados para coletar informações envolvendo estudantes, professores e gestores escolares em todas as 27 unidades da Federação, conforme previsto na Portaria.
A pesquisa, alinhada com as evidências das dificuldades encontradas na Consulta Pública sobre implementação do Novo Ensino Médio nas redes públicas de ensino do País, teve o propósito de ouvir os profissionais da educação e os estudantes do ensino médio. A partir dessa percepção, os resultados da pesquisa buscam subsidiar o aprimoramento da gestão e implementação de políticas educacionais para o ensino médio.
A pesquisa foi do tipo quantitativo, e o período de coleta de dados ocorreu entre 23 de junho e 9 de outubro de 2023, com estudantes, professores e gestores escolares. O estudo abrangeu todas as regiões do Brasil, com um total de 79 municípios, 27 capitais, 409 escolas, 409 gestores escolares, 818 docentes e 1.227 estudantes participantes, em uma amostra representativa de todo o território nacional.
Fonte: MEC