Ele deixa um legado importante, sendo mundialmente conhecido por suas contribuições na área da Lógica
Newton Carneiro Affonso da Costa, professor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), faleceu na noite desta terça-feira, dia 16, aos 94 anos, conforme informou a família à Apufsc-Sindical. O professor deixa um legado importante, sendo mundialmente conhecido por suas contribuições na área da Lógica. O velório será a partir das 14h30 desta quarta-feira, dia 17, na Capela Marfim, no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. O sepultamento será às 17h30.
Nascido em 1929 em Curitiba (PR), Newton da Costa concluiu a graduação em Engenharia Civil e o bacharelado e licenciatura em Matemática, todos pela Universidade Federal do Paraná, onde lecionou durante 14 anos. Também atuou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade de São Paulo (USP), nas áreas de Lógica, História da Ciência, Matemática e Estatística, Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
A magnitude e a repercussão dos trabalhos do professor Newton Costa tornou-o um dos cientistas brasileiros mais citados e homenageados internacionalmente. Publicou cerca de 250 documentos, incluindo livros, artigos e notas. São conhecidas mais de 1,5 mil citações de seus livros e artigos, em mais de dez idiomas.
Newton da Costa atuou como professor convidado e voluntário do Departamento de Filosofia da UFSC. A Apufsc-Sindical se solidariza com a família e amigos do professor.
Imprensa Apufsc