A vitória é resultado da inclusão da oficina “Imagine a biodiversidade em escala molecular” em uma escola rural na França
O projeto Imagine, criado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e vinculado ao Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética do Centro de Ciências Biológicas (CCB), foi classificado para a etapa final do Prêmio C Génial, um concurso nacional de ciências para alunos do ensino fundamental II (Collège) e médio (Lycée), instituído pelo programa “Ciências na Escola” do governo francês.
A vitória é resultado da inclusão da oficina “Imagine a biodiversidade em escala molecular” em uma escola rural na França, a qual foi realizada em vínculo à disciplina de graduação “As Línguas da Ciência” na Universidade de Bordeaux, ministrada pelo coordenador do projeto, André Ramos.
Em entrevista ao quadro ‘Docência e Comunidade’ da TV Apufsc, André contou mais detalhes do projeto desenvolvido na UFSC. Confira no vídeo:
O Projeto Imagine
Criado na UFSC há mais de dez anos, o projeto busca promover a inclusão científica e o intercâmbio cultural, com o intuito de levar atividades científicas, de forma didática e lúdica, para comunidades rurais e indígenas de diversas regiões com difícil acesso à educação formal e à informação científica.
O projeto de popularização científica já foi realizado em escolas rurais e indígenas do estado de Santa Catarina e de países como Peru, Marrocos, Tunísia e Moçambique. Seu papel na formação de futuros professores da educação básica foi reconhecido pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em 2019, que lhe concedeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. O prêmio, em dinheiro, permitiu ao projeto se manter ativo em solo brasileiro e internacional por mais alguns anos.
Com ferramentas didáticas on-line disponíveis gratuitamente e acessadas em mais de 105 países (somente em 2022), o Projeto Imagine sobreviveu à pandemia, lançando uma série de vídeos intitulada “A Ciência na Pandemia”, que teve quatro temporadas e mais de 30 episódios produzidos por especialistas em virologia, vacinas, farmacologia e testes diagnósticos para Covid-19.
Mas foi na França, em 2021, que o Projeto Imagine encontrou maior visibilidade, destaque na imprensa e condições de voltar a campo. Como professor convidado na Universidade de Bordeaux, em plena pandemia, o coordenador do projeto, André Ramos, criou simultaneamente, lá e na UFSC, a disciplina de graduação “As Línguas da Ciência”. Ministrada em inglês a estudantes de ambas as instituições, a matéria contou com um painel de 28 cientistas de 16 países, que representavam a grande diversidade étnica e cultural da ciência mundial.
Dentre as atividades oferecidas aos estudantes da universidade francesa, estava a realização de uma oficina do Projeto Imagine em uma escola rural daquele país. Como uma estudante de mestrado havia estagiado em uma escola de sua cidade natal – Salles, no interior do Departamento da Gironde – o coordenador do Imagine conheceu a professora de Ciências Cathy Hupin, com quem criou o Imagine-França. A professora Cathy reinventou – com ajuda de pesquisadores da Universidade de Bordeaux – a oficina científica “Imagine a biodiversidade em escala molecular”.
Fonte: Notícias da UFSC