Voltado à participação da sociedade, os representantes do instituto estarão abertos para ouvir demandas e dúvidas da comunidade acadêmica
Uma comitiva nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) composta pelo presidente, Marcio Pochmann, juntamente com os diretores de pesquisa, de geociências, de tecnologia da informação e a superintendência em Santa Catarina realizará na UFSC, na quarta-feira, 20, o segundo encontro Diálogos Externos IBGE 90 anos. Voltado à participação da sociedade, os representantes do instituto estarão abertos para ouvir demandas e dúvidas da comunidade acadêmica, do poder público, de entidades profissionais e de representação coletiva, pesquisadores, estudantes, entre outros. A interlocução ocorrerá das 19h às 21h, no Auditório da Sala dos Conselhos Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, no andar térreo da Reitoria.
Com três anos para completar nove décadas de atuação, além de registrar a memória do instituto, o projeto Diálogos tem o objetivo de pensar diretrizes de um novo IBGE, incluindo uma série de atividades internas e externas. O Diálogos Externos acontecerá nas 27 capitais do país em parceira com o poder público e entidades locais da sociedade. O evento é aberto.
Todas as autoridades e representações estão convidadas para compartilhar suas vivências e experiências com o Instituto e suas pesquisas, bem como ajudar a pensar o papel do novo IBGE para o futuro. “O envolvimento e participação da comunidade acadêmica em especial em um ambiente como a UFSC é essencial para validar o trabalho e suas metodologias, para a concretização da missão do IBGE”, relata Roberto Kern Gomes, superintendente do IBGE em SC.
O encontro Diálogos Externos em Florianópolis acontece junto a outros dois eventos do instituto também voltados a toda a comunidade, com objetivos diferentes. Na quarta-feira, 20, das 14h às 18h, o IBGE promoverá uma Oficina Técnica sobre o Censo 2022, suas aplicações e potencialidades dos dados para gestores locais e sobre ferramentas e formas de acesso aos dados, incluindo o Panorama do Censo 2022, a Plataforma Geográfica Interativa (PGI), o Banco de Informações Ambientais (BDiA) e o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), gerador de tabelas customizadas. A Oficina acontecerá no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) no prédio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Na quinta-feira, 21 de março, às 10h, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) acontecerá a oitava divulgação do Censo Demográfico 2022: Agregados por setores preliminares – população e domicílios e Malha de setores censitários preliminares. A publicação trará os totais de população e domicílios por setor, a menor unidade de divisão territorial de trabalho do IBGE, e a malha censitária dos mesmos em formato digital. Os resultados serão disponibilizados para os recortes político-administrativos dos Distritos e Subdistritos.
O evento Diálogos Externos, na UFSC, e a Divulgação do Censo serão transmitidos no canal do IBGE no Youtube e nas redes sociais oficiais da instituição.
Imprensa Apufsc